Pegada hídrica


Litros e mais litros de água compõem o nosso dia-a-dia. E não estamos falando da água que bebemos ou que usamos para o banho. Você sabia que a maior parte daquilo que consumimos utiliza água para ser produzido? Tem água envolvida na produção de carne, algodão, leite, cerveja, roupas, açúcar e muitos outros produtos.

Na tentativa de quantificar a água potável consumida pela população mundial, empresas e nações, o pesquisador  da Universidade holandesa de Twente, Arjen Hoekstra, introduziu em 2002, o conceito “pegada hídrica”.

O método permite que as iniciativas públicas e privadas, assim como a população em geral, saibam a quantidade de água necessária para a fabricação de produtos ao longo de sua cadeia produtiva. Dessa forma, é possível analisarmos o nosso uso da água e a degradação ambiental nas bacias hidrográficas em todo o mundo.

Você já imaginou quantos litros de água são necessários para produzir uma xícara de café, desde a irrigação do cafezal, passando pela água usada nas empresas beneficiadoras, nas máquinas de embalagem, no transporte, e na limpeza de cada uma dessas etapas?

Pois é, normalmente não percebemos que em nossos hábitos, consumimos grandes quantidades de recursos da natureza, por eles estarem escondidos em alimentos e materiais que utilizamos.

O conceito de Água Virtual trata exatamente dessa água que não podemos ver, ou seja, a quantidade de recurso hídrico utilizado durante os processos de produção de produtos. Conheça algumas dessas quantidades:

1 quilo de batata frita 1.000 litros
1 quilo de macarrão 1.800 litros
1 quilo de leite em pó 4.750 litros
1 quilo de açúcar 1.800 litros
1 barra de chocolate (100 g) 1.700 litros
1 quilo de carne de galinha 4.300 litros
1 quilo de carne bovina 15.400 litros
1 quilo de carne de porco 6.000 litros
1 litro de etanol (combustível) 2.100 litros
1 camisa de algodão 2.500 litros
1 calça jeans 8.000 litros
1 quilo de couro bovino 17.000 litros

Fonte: Water Footprint Network

 

E a pegada hídrica do Brasil?

No Brasil, o consumo de água é de 2.027 metros cúbicos per capita ao ano e ainda tem 9% da pegada hídrica total fora das fronteiras do país, ou seja, exportamos água por meio de nossos produtos.

Um estudo realizado pela instituição Water Footprint Network aponta que apesar da cota mínima de água estimada pela UNESCO ser de 50 litros diários por pessoas, em cada brasileiro consome, em média, cerca de cinco mil litros por dia. A conta considera todo o recurso hídrico consumido direta ou indiretamente, seja água para beber, preparar alimentos, escovar os dentes, tomar banho, roupas, produtos de beleza e outros.

Segundo a ONU, a agricultura é, de longe, a que mais gasta água (cerca de 70%), seguida pela indústria (20%) e pelo uso doméstico (cerca de 10%).

 

Por isso a importância desse indicador, que alerta para o gasto “oculto” de água e busca conscientizar as pessoas que o fator da água é muito relevante nas opções de consumo de cada um.

 

Ficou curioso para saber qual a sua pegada hídrica? Saiba como calcular aqui.

www.pegadahidrica.org

 

 

Fontes: Water Footprint Network, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, UNESCO, Embrapa e USP.

 


Pegada hídrica
Postado em 12 de janeiro em Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>