Sobre Cuidados com a Natureza

Metas para evitar mudanças climáticas têm apoio de 310 empresas globais

A SIG é uma dessas empresas, como signatária do “science-based targets

O science-based targets é uma iniciativa global que oferece às empresas participantes um caminho bem definido, com embasamento científico, sobre como vencer os desafios do crescimento futuro de forma rápida e contribuindo para reduzir as emissões de gás de efeito estufa. Em 2015, 195 governos estabeleceram, no Acordo de Paris, o compromisso de evitar as mudanças climáticas, limitando o aquecimento global a menos de 2oC. A decisão acelerou a transição para uma economia de baixo carbono.

Assim, as metas estabelecidas pelas empresas para reduzir as emissões com efeito estufa são consideradas science-based se estiverem alinhadas ao nível de descarbonização necessário para manter o aumento da temperatura global abaixo desses 2oC previstos. E a adequação a esta economia de baixo carbono, a partir do estabelecimento de metas science-based, resulta em:

  • aumento da inovação a partir do desenvolvimento de novas tecnologias e novas práticas operacionais;
  • redução das incertezas regulatórias pela possibilidade de influenciar os legisladores com resultados concretos;
  • fortalecimento da confiança e da credibilidade dos investidores já que cerca de metade dos consumidores do mundo acreditam que as mudanças climáticas terão um efeito negativo em suas vidas e 65% concordam que a atividade humana é responsável por essas mudanças;
  • melhora da lucratividade e da competitividade a partir de uma empresa mais eficiente e durável.

Por sua participação no movimento science-based targets, a SIG estabeleceu como metas reduzir as emissões de CO2, promover o uso de recursos renováveis e agir contra as mudanças climáticas. No início deste ano, a empresa anunciou que suas plantas da Europa, América do Sul, China e Ásia-Pacífico serão 100% abastecidas com a chamada “eletricidade verde” ou terão padrão ouro em CO2, compensando toda a energia não renovável. Esta energia vem de fontes renováveis como vento, sol, água, biomassa e biogás.

A SIG também lançou  sua estratégia de sustentabilidade WAY BEYOND GOOD que objetiva ajudar os clientes e a empresa a atenderem às demandas de sustentabilidade cada vez maiores nos mercados que mudam a um ritmo acelerado. A empresa se comprometeu a cortar pela metade seus impactos ambientais e dobrar seus benefícios à sociedade até 2030; a proposta é devolver à natureza mais do que retira dela.