Eu-Penso-Meio-Ambiente-12

A educação é a chave de uma sociedade mais consciente e preparada para o futuro, especialmente o trabalho voltado à conscientização de questões de preservação do meio ambiente. O conhecimento sobre o tema contribui para que nossos hábitos e comportamentos se tornem mais sustentáveis.

É fundamental que a educação ambiental esteja inserida no contexto do aprendizado desde a infância. Para que, desta forma, se tornem adultos conscientes de que o ser humano é parte do meio ambiente e responsável por sua manutenção. Por exemplo, ensinar a criança desde pequena a não jogar lixo na rua e economizar água desperta um maior interesse no cuidado com nosso planeta.

O papel da educação ambiental é, sobretudo, mostrar às pessoas que são parte da teia da vida, buscando aprofundar seus conhecimentos sobre o meio ambiente e preparando-as para a preservação da natureza e para o uso responsável dos recursos.

Já está mais que provado que a educação é fundamental para formar uma nova consciência sobre o nosso tempo.

A pedagogia ambiental questiona hoje a poluição, o consumismo, o aquecimento global, as catástrofes naturais e a extinção da fauna e flora. Sua inserção no currículo de escolas, universidades e nas mesas de discussão de ONGs e empresas tem sido cada vez mais comum, e é preciso que esse movimento se espalhe. Com as ferramentas modernas de acesso à informação, como sites e redes sociais, a educação ambiental pode atingir um número ainda maior de pessoas. Com visão crítica sobre as principais questões ambientais, todos podem, também, ser parte da solução.

A educação ambiental pode – e deve – começar em casa, com a família. Mas as escolas também têm um papel importante nessa cadeia e podem criar novas formas de levar a conscientização ecológica aos alunos. Por exemplo, as questões ambientais podem ser tema da feira de ciências, os alunos podem conhecer áreas de preservação ou ONGs que trabalham com o tema, ou mesmo é possível criar uma horta para produzir alimentos saudáveis destinados à merenda escolar. O mesmo pode ocorrer nas empresas, que cada vez mais têm tido a iniciativa de esclarecer seus colaboradores sobre os principais desafios ambientais de nosso tempo e estimulá-los a adotar práticas mais sustentáveis dentro e fora do ambiente corporativo, como a reciclagem de lixo, o uso racional de água e energia e o transporte solidário, por exemplo.

Acompanhe os conteúdos interativos aqui do portal, como game e quiz, e convide as crianças para conhecer mais sobre práticas sustentáveis.

Movimento “Separe. Não Pare” já é realidade

Lançado em Brasília no final de agosto, o movimento “Separe. Não Pare” quer informar, inspirar e mobilizar a população… Leia Mais »

Polinização para a sobrevivência

Talvez você não saiba, mas a polinização é um serviço que alguns seres da natureza nos oferecem para a nossa sobrevivência. … Leia Mais »

Clima, árvores e porque ter um ambiente equilibrado

Além de deixar os locais mais agradáveis, nos presentear com seus frutos e beleza exuberante, as árvores têm um papel… Leia Mais »

Matas ciliares e sua necessidade para conservar os recursos hídricos

Você sabia que a floresta desempenha um papel fundamental na produção e proteção da água? A cobertura vegetal encontrada… Leia Mais »