Reciclagem

Eu-Penso-Meio-Ambiente-14
Além de um tema bastante atual, a reciclagem é uma das bases para uma sociedade sustentável. É um assunto que deve continuar sendo incentivado por autoridades, receber investimento de empresas e levado de forma séria por nós, consumidores. Afinal, todos os produtos têm um ciclo de vida e, chegando ao final dele, um novo processo se inicia.

Todo o processo de reciclagem gera, além de uma evolução na maneira como nos comportamos em nosso dia-a-dia, oportunidades de inclusão social e renda. Aproximadamente 15 mil empregos já foram criados, e mais de 600 cooperativas estão em operação no país para atender esta questão urgente. Todos os dias, são geradas mais de 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos no Brasil – de acordo com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem).

Além de frentes como coleta seletiva e seus agentes – catadores e cooperativas –, a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil, sancionada em 2010, também beneficia o processo. A lei é uma importante aliada na fiscalização e consolidação de atitudes cotidianas de indústrias e consumidores em relação aos resíduos de todos os tipos, como embalagens e restos orgânicos.

Desta forma, todos terão a compreensão da responsabilidade compartilhada – entre as empresas, o governo e a população – e poderão atuar de forma efetiva, e cada vez mais natural.

Veja como o lixo é descartado e coletado:

reciclagem

Para saber mais sobre reciclagem de embalagem longa vida, clique aqui.