Biodiversidade

up03
É a variedade da vida, em suas múltiplas formas de existir – plantas, aves, mamíferos, insetos, microrganismos. As delicadas e complexas relações existentes entre essas espécies e o meio em que habitam cabem no conceito de biodiversidade, que literalmente é a diversidade biológica que habita a Terra. Ela varia conforme a região do globo, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados ou polares.

A espécie humana faz parte da biodiversidade e depende dela para sua sobrevivência – é das plantas e animais que obtemos nosso alimento, abrigo, medicamentos. A variedade de espécies e as interações que ocorrem entre elas nos diferentes níveis hierárquicos – ecossistemas, comunidades, populações – garantem o equilíbrio da vida no planeta, de modo que os danos causados à biodiversidade não afetam somente as espécies que vivem em determinado local, mas o ambiente como um todo.

Desmatamentos, queimadas, alterações na paisagem, caça e pesca predatórias têm feito com que muitas espécies sejam extintas antes mesmo de serem conhecidas. Todos os anos, são descobertas em média 13 mil novas espécies, mas estima-se que há muito ainda a ser conhecido.