Água

up02
A água é a fonte da vida. Ela é a responsável pela enorme biodiversidade do planeta. Todos os seres vivos dependem dela. A água também é uma das mais importantes, limpas e eficazes fontes de energia que conhecemos. O que seria do mundo sem água? Absolutamente nada. Inclusive, todos os nossos hábitos, como os de culinária e higiene, estão associados ao uso deste precioso recurso. Portanto, é essencial preservá-lo.

Duas moléculas de hidrogênio e uma molécula de oxigênio: a água é a substância química essencial para todas as formas de vida na Terra. Ela cobre 71% da superfície do planeta, mas 97,5% dessa água é salgada e está nos oceanos. Apenas os 2,5% restantes são de água doce, e a maior parte está concentrada nas geleiras. Menos de 1% do total está presente em rios, lagos e nos aquíferos subterrâneos – ou seja, disponível para o consumo humano.

Embora seja um recurso renovável – a água na Terra se movimenta continuamente em um ciclo de evaporação e transpiração, precipitação (chuvas) e escoamento na superfície, até chegar aos mares – a água vem sofrendo com a poluição. Quanto mais intensificado seu uso (consumo humano, higiene pessoal, lavagem de roupas e utensílios, agricultura, indústria), maior é a disputa por esse recurso. A poluição também reduz a disponibilidade hídrica e faz com que os custos do tratamento, que a torna límpida e própria para o consumo, estejam cada vez mais elevados. Por isso, é fundamental que seu uso seja mais racional, e nessa tarefa todos podem contribuir.