Movimento “Separe. Não Pare” já é realidade


Lançado em Brasília no final de agosto, o movimento “Separe. Não Pare” quer informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos. A iniciativa é da Coalizão Embalagens, grupo formado por 23 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).

A meta da Coalizão é reduzir em 22% o volume de embalagens encaminhado para os aterros sanitários até 2018. Para tal, a responsabilidade compartilhada entre empresas, prefeituras e população e disseminada pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos – www.mma.gov.br/política-de-resíduos-sólidos), é um fator chave.

O Movimento parte do princípio que é preciso sensibilizar a sociedade sobre a separação do lixo doméstico - orgânico e reciclável – e sobre sua correta destinaçSepare. Não pare - logoão para os catadores do bairro, pontos de entrega voluntária ou caminhões de coleta seletiva. Esta sensibilização será feita por meio de uma campanha digital, da qual participarão “influenciadores”, e por meio do portal informativo www.separenaopare.com.br.

No portal, as pessoas encontrarão conteúdos como: o passo a passo da separação e do descarte corretos de diferentes tipos de embalagens; onde encontrar pontos de entrega; iniciativas já existentes; detalhes sobre quais materiais são recicláveis ou não, entre outros.

O movimento começará como um projeto piloto na cidade de São Paulo. Entre as ações que serão realizadas, está a distribuição de panfletos informativos para a população e colaboradores das empresas participantes da Coalizão, além de uma parceria com o SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) para comunicação direta com os condomínios.

A campanha também ressalta a importância da ação dos catadores na cadeia da reciclagem já que hoje eles respondem por mais de 50% do material recolhido e encaminhado às cooperativas em São Paulo. Atualmente, cerca de 80 mil pessoas trabalham em cooperativas e associações de catadores.

Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente, entende que o “Separe. Não Pare” ajudará a transformar a forma como o brasileiro olha para seu lixo. Já o presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre – www.cempre.org.br), entidade que coordena a Coalizão, Victor Bicca, diz que o movimento representa um importante passo para a conscientização da população em relação ao resíduo pós-consumo.

A SIG Combibloc participa do Movimento “Separe. Não Pare” por ser membro do Cempre, uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. A entidade trabalha justamente na conscientização da sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONGs).


Movimento “Separe. Não Pare” já é realidade
Postado em 20 de outubro em Educação Ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>