O que é certificação FSC?


Se você é um consumidor atento já deve ter reparado que algumas embalagens recebem a sigla FSC. Ela pode estar na caixa de suco, de leite, do papel sulfite e até mesmo nos lápis de cor de seu filho.  A Forest Stewardship Coucil (FSC) é uma organização não governamental que avalia e certifica o material como ecológico e socialmente responsável.

Você já parou para pensar como o produto que você leva para casa foi fabricado, ou quanto ele influenciou o meio ambiente, ou ainda quem o produziu? Um dos princípios do consumo consciente é tentar responder a essas questões. E uma das formas de se conseguir isso é por meio da certificação socioambiental.

A certificação socioambiental surge como um dos mecanismos de transformação que permite às empresas atestarem e comunicarem suas boas práticas, além de informar aos consumidores sobre o que estão comprando. Saber quais são e de onde vêm as matérias- primas utilizadas durante o processo de fabricação de um determinado produto e a quantidade de água utilizada na produção são algumas das informações levantadas durante o processo de certificação. Por isso, se na embalagem que você compra tem algum selo como, o FSC, o produto respeita os recursos da natureza e proporciona condições dignas e justas para os trabalhadores que os fabricaram.

A SIG, por exemplo, utiliza matérias-primas de origem renováveis em seu processo de fabricação de embalagens e, por isso, recebe a certificação FSC em todos os seus produtos e fábricas. A certificação socioambiental está cada vez mais presente na economia brasileira. O Brasil é líder na aplicação de certificação. Atualmente são 6,7 milhões de hectares de florestas certificadas pelo FSC, além disso, somos o primeiro país do mundo a produzir um grande volume de café certificado.

As empresas perceberam que levar em conta a forma com que se produz, a maneira como se trata os funcionários e os recursos naturais utilizados na produção de suas mercadorias faz toda a diferença na hora de ampliar seu mercado e conquistar novos clientes.  É nesse sentido que as certificadoras são contratadas por essas empresas que reformulam seus processos internos a fim de adquirirem atestados de suas boas práticas.

As certificações socioambientais não apenas reconhecem os produtores e empresas responsáveis como também incentiva os demais a caminhar rumo à sustentabilidade. Dentre algumas certificações socioambientais as mais cobiçadas são:

  • Selo FSC – Uma das maiores certificadoras do mundo que atesta o bom manejo das florestas levando em conta os benefícios e direitos sociais, ambientais e econômicos.  Nós da SIG somos uma das empresas certificadas pela FSC, pois o papel que utilizamos na fabricação de nossas embalagens é proveniente de madeira de manejo florestal sustentável.
  • Selo Rainforest Alliance Promove e atesta iniciativas agrícolas, levando em conta a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento humano sustentável. A identificação de produtos vem com um selo com a imagem de uma rã verde.
  • Selo Empresa Amiga da Criança – Criado pela Fundação Abrinq, o selo é destinado às empresas que não utilizam mão de obra infantil em sua cadeia produtiva e àquelas que contribuem para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.
  • ISO 14000 – Criado pela International Organization for Standardization (ISO), o selo dá destaque às ações ambientais das empresas.
  • AA1000 – É um selo desenvolvido pelo Institute of Social and Ethical Accountability que avalia o cunho social da empresa e as relações com seus diferentes públicos.
  • SA8000 – A Social Accountability é uma norma que enfoca nas relações trabalhistas das empresas, assegurando que não haja trabalho escravo, infantil ou descriminação social ao longo de sua cadeia produtiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: Forest Stewardship Coucil (FSC), International Organization for Standardization (ISO), Empraba, Ethos, Rede de Agricultura Sustentável (RAS), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e Imaflora.


O que é certificação FSC?
Postado em 12 de janeiro em Consumo Consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>