Projeto de educação ambiental da SIG e da Tirol entrega sala de aula totalmente reformada à escola municipal


Escola de Tijucas (SC) foi a vencedora da promoção Tirolzinho Transforma, que ensinou de forma lúdica às crianças a importância da reciclagem e reutilização de embalagens cartonadas

A escola vencedora da promoção Tirolzinho Transforma, Escola Professora Ondina Maria Dias, da cidade de Tijucas (SC), acaba de receber uma sala de aula totalmente reformada. O brinquedo elaborado por uma estudante do 2° ano do Ensino Fundamental, um jogo da velha, foi o vencedor entre um total de 1018 brinquedos que participaram do concurso.

Lançado em agosto de 2014, o projeto Tirolzinho Transforma, promovido pela Lacticínios Tirol e pela SIG Combibloc do Brasil, atingiu mais de 15 mil crianças dos 2º e 3º anos das redes de ensino municipal e estadual de Santa Catarina. O objetivo foi promover uma mudança de hábitos e incentivar as práticas de sustentabilidade por meio da reciclagem e da reutilização de embalagens cartonadas, como é caso das caixinhas de leite, de suco e achocolatados.

De acordo com a diretora da escola vencedora, Paula Rosa, o concurso foi exemplo de dedicação dos alunos, equipe escolar e familiares, que se esforçaram para conseguir cada um dos votos computados. “O caminho para a solução de problemas começa com cada um fazendo a sua parte. A transformação não só da sala de aula mas de cada um de nós começou quando as embalagens se tornaram um brinquedo” – diz a diretora, que também agradeceu a Tirol e a SIG pela iniciativa.

O coordenador de Marketing e Sustentabilidade da SIG Combibloc, Pedro Vasconcellos, participou da entrega da sala de aula reformada e ressaltou a importância do projeto: “o engajamento e a mobilização de todos os alunos e professores da escola reforçam a importância de se trabalhar projetos de educação ambiental. A parceria com a Tirol também foi um fator para o excelente resultado da campanha”, completa. Participaram da cerimônia de entrega, além dos colaboradores e alunos da escola, o prefeito de Tijucas (SC), Valério Tomazi, e secretários municipais.

Conheça o projeto

O Concurso Cultural foi embasado no consumo sustentável por meio da reutilização de embalagens cartonadas, como caixas de leite longa vida, sucos e achocolatados, para a fabricação de brinquedos. A iniciativa teve como objetivo aguçar a imaginação e incentivar a prática da sustentabilidade junto às crianças participantes. Foram mais de 15 mil crianças de todas as regiões de Santa Catarina.

Uma caravana do Concurso “Tirolzinho Transforma” percorreu as escolas do Estado divulgando a campanha e promovendo uma oficina com embalagens longa vida. Mesmo as escolas que não receberam a visita, desde que enquadradas no regulamento disponível no site oficial da campanha www.tirolzinho.com.br, puderam participar da atividade. Os brinquedos desenvolvidos a partir de embalagens recicláveis foram encaminhados para a Fullgaz Comunicação, de Joaçaba, que, juntamente com uma Comissão Interna da Lacticínios Tirol, julgou os melhores brinquedos seguindo critérios como criatividade, funcionalidade, facilidade e utilização de, no mínimo, 80% de embalagens cartonadas.

Os participantes, divididos em seis áreas regionais, concorreram a presentes especiais da Tirol e da SIG como bicicletas e mochilas. Foram seis vencedores, um de cada região subdividida pela empresa de acordo com a área geográfica do Estado. Esses seis vencedores tiveram seus brinquedos publicados no site www.tirolzinho.com.br e, destes finalistas, dois foram os grandes vencedores. A escola de cada vencedor recebeu um investimento para ser utilizado na transformação de um ambiente já existente na escola. Foram R$ 15 mil para a escola primeira colocada e R$ 10 mil para a segunda. A campanha aconteceu durante todo o segundo semestre de 2014.

IMG_7442 sala reformada Foto 10-03-15 13 05 45 brinquedo vencedor


Projeto de educação ambiental da SIG e da Tirol entrega sala de aula totalmente reformada à escola municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>