A Política Nacional de Resíduos Sólidos para o Brasil


As empresas e indústrias, cada vez mais, se conscientizam de seu importante papel na destinação correta dos resíduos de seus produtos. E para auxiliar na organização deste importante processo, já está em vigor no Brasil a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Um marco histórico da gestão ambiental no país, a lei que estabelece a PNRS traz uma visão atual sobre um dos maiores problemas do planeta: o lixo urbano. O princípio parte da responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e – claro – a população. A nova legislação impulsiona o retorno dos produtos às indústrias após o consumo, com a ajuda do poder público realizando planos para o gerenciamento do lixo. Sem nunca esquecer do papel fundamental de todos nós, atuando na separação do lixo e destinação adequada.

Entre as novidades, está o viés social da reciclagem, com participação formal e efetiva dos catadores organizados em cooperativas. Promulgada desde agosto de 2010, com amplo debate com governo, universidades, setor produtivo e entidades civis, a Política Nacional já está promovendo mudanças positivas no cenário dos resíduos – que se intensificará ainda mais.

Entre todas responsabilidades das industrias e empresas citadas na politica, é importante destacar as seguintes obrigações:

  • Disponibilizar postos de entrega para coleta dos resíduos reutilizáveis e recicláveis
  • Programas e ações de educação ambiental que promovam a reciclagem de resíduos sólidos
  • Desenvolvimento e capacitação de cooperativas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos para o Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>